Chocolate: um aliado do coração



Uma nova pesquisa indica que o chocolate amargo por ser rico em antioxidantes,  ajuda a diminuir o risco de câncer, além de ajudar a controlar o colesterol. E ao contrário do que se pensa, ele ajuda a proteger a pele também. Mas, lembrem-se, estamos falando do chocolate amargo. 


Segundo afirmou, Debra Miller, uma das pesquisadoras, "as sementes de cacau devem ser consideradas uma 'super fruta' e produtos derivados do extrato de semente de cacau, como pó de cacau e chocolate escuro, como 'superalimentos'".



E o que é antioxidante? O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo. Existem os antioxidantes naturais, que são as vitaminas encontradas nos alimentos ou os suplementos vitamínicos e de minerais e oligoelementos que atuam como antioxidantes sintéticos orais, quando a ingestão de frutas e legumes não é o ideal.


E como ele atua? Os radicais livres favorecem o envelhecimento celular e os antioxidantes combatem esta ação reduzindo a velocidade  do envelhecimento do organismo.



Existem diversos tipos de chocolate, só alguns mantém as características original. Vejamos:




Chocolate amargo:
Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde. 

Chocolate meio amargo:
Conta com pelo menos 40% de pó de cacau em sua composição. Possui menos leite e açúcar. As quantidade de pó de cacau ainda não são suficientes para proporcionar benefícios consideráveis à saúde.

Chocolate ao leite:
Conta com pelo menos 25% de pó de cacau em sua composição, também possui leite, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. Além disso, o doce possui muito açúcar e pode ter gorduras hidrogenadas.


Chocolate branco:
Não possui pó de cacau em sua composição. É feito com a manteiga do cacau e o açúcar e, infelizmente, em muitos casos também leva boas quantidades de gorduras hidrogenadas. Trata-se da pior opção para a saúde.


Dica: Chocolate amargo derretido, derramado sobre frutas picadas, a exemplo do kiwi, laranja, mamão papaia, é uma combinação perfeita.





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

Um comentário:

  1. Menina boa tarde!!
    Como já havia comentado nas outras duas principais resolvi fazer um toor pelo se lindo espaço e amei tudo o que vi não o perco mais de vista, tens postagens super interessante aqui menina! Essa do chocolate amargo é tudo que precisava ler e sem culpa. Amadoro chocolates e o amargo então o meu preferido e agora sabendo de seus benefícios então....Unirei o útil ao agradável.
    bjssss


    Posso te fazer um convite? Estou precisando de apenas uma blogueira para fechar o quadro do ostra da poesia. Não precisa ser poetisa profissional,ter livros escritos,bastar escrever algo para

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário