Lentes de Contato

A ESCOLHA CERTA, FAZ TODA DIFERENÇA
Bom! vou me atentar, exclusivamente ao mal uso das lentes. Quando digo "mal uso", estou me referindo nas compras feitas por conta própria, sem uma prescrição médica, sem que seja feito testes e etc. Tenham como exemplo, esta que vos escreve: Uso lentes de contato por mais de 20 anos, certa vez, decidi comprá-las, sem nem mesmo ter ido ao meu oftalmo. Calculei o grau, baseado na minha última consulta, e pronto, fiz o pedido.
E o que aconteceu? as lentes não eram adequadas aos meus olhos, provocando assim, irritações constantes, não suportando mais tanto incômodo, resolvi tirá-las, e foi com muita dificuldade que eu consegui, mas a surpresa ainda estava por vir. Pasmem! a lente do olho direito, havia se partido, faltavam dois pedaços, pedaços esses, que só foram localizados, e removidos, dia seguinte. Resultado disso, olhos super, hiper, mega vermelhos.


Não tenha dúvida da necessidade de consultar um oftalmologista. Após a consulta, você deve ser encaminhado a um contatólogo, nominho difícil,não, mas enfim, é este o nome, que se dá ao profissional especializado em lentes de contato. É, ele quem avalia o sistema lacrimal, a curvatura, entre outras coisas. Sem esta avaliação, o "paciente", poderá ter consequências graves.

Se você pretende usar lentes de contato, ou mesmo quem já usa a muito tempo, tem que ter em mente, que o uso prolongado, ocasiona falta de oxigenação da córnea, e que, a higienização inadequada, o compartilhamento das mesmas, causam sérios danos a sua visão, podendo levar até a cegueira. E isso vale também para aquelas lentes sem graus, e quando falei em compartilhamento, estava me referindo, justamente as descartáveis, normalmente coloridas e que ficam passando de "olho em olho", entre amigas.


Há uma variedade imensa de tipos de lentes, a exemplo das rígidas e das gelatinosas, sendo que o material usado em ambas, evoluiu consideravelmente, deixando-as, mas confortáveis.


Caro leitores, fica a alerta da importância de um profissional, não comentam a loucura de sair comprando lentes, sem prescrição médica, sem avaliação e orientação de um contatólogo, o resultado com certeza, poderá ser bem mais grave, que o meu.

CUIDADOS AO MANUSEÁ-LAS

  • Sempre lave as mãos antes de manusear suas lentes de contato. 
  • Procure manusear a lente do olho direito e depois a do olho esquerdo para evitar trocá-las.
  • Enxague cada lado das lentes.
  • Preencha o estojo com o produto próprio, com quantidade suficiente para cobri-las.
  • Não reaproveite a solução do estojo, usou, jogue fora, coloque um novo.
  • Favor não usar soro fisiológico, ok.
  • Dormir com as lentes, nem pensar. Nem mesmo aquelas indicadas para tal.
  • Ferva o estojo das lentes de contato ao menos, duas vezes ao mês.
Ah! Se você perceber pontinhos brancos (provavelmente fungos) ou senti que estão trincadas, descarte imediatamente.

Vejam meu kit na imagem abaixo, não saiu sem meus estojos, meu umidificador (lágrima artificial) e muito menos sem o produto de limpeza e conservação. É sempre bom ter à mão, o uso diário do lágrima artificial é fundamental, principalmente se você fica muito tempo de frente ao computador, ou em ambiente com ar condicionado.

Meu kit básico















DICA BÁSICA DE LIMPEZA
  1. Coloque uma lente, por vez, na palma da mão.
  2. Aplique uma gota da solução de limpeza, e com o dedo indicador da outra mão, friccione a lente em ambos os lados, com movimentos delicados para frente e para trás, para a esquerda e para a direita.
  3. Enxague bem, guarde-as no estojo. Permanecendo assim, até o próximo uso.
CUIDADOS

Devido a delicadeza, e fragilidade de uma lente, devemos evitar o seu contato direto com maquiagem, comprometendo assim, a sua validade. O que pode ser feito, afinal, em muitas das vezes, optamos por lentes, que é justamente para mostrar os nossos lindos olhos, exibir uma linda maquiagem, não é mesmo? Pois então, devemos fazer o seguinte, colocar as lentes, antes e retirá-las, antes da limpeza de pele, ou seja, da remoção da maquiagem.





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

Um comentário:

Deixe seu comentário